A tomada de decisão compartilhada é de extrema importância para médicos e pacientes, girando em torno de formas para individualizar o acompanhamento médico e as discussões entre profissionais de saúde e seus pacientes. Ao estabelecer um relacionamento de confiança com o indivíduo, o médico pode entender melhor seu perfil e fazer escolhas mais adequadas quanto ao tratamento.

Juntos, paciente e médico podem conversar, levantar hipóteses, realizar testes e decidir o melhor caminho para o tratamento, deixando claro que haverá acompanhamento contínuo durante todo o processo.

Dessa forma, saiba mais sobre a importância da tomada de decisão médica compartilhada e veja como otimizar o diálogo por meio de uma plataforma interativa.

Como a decisão compartilhada deve funcionar?

Para colocar a tomada de decisão compartilhada em prática, médicos e pacientes devem trocar dados e informações precisas em relação à condição médica, opções de diagnóstico, possíveis tratamentos e riscos envolvidos.

Os médicos precisam estar sempre atentos ao que o paciente diz, fazendo uma avaliação não apenas da condição física, como também mental da pessoa, prezando pela sua saúde e bem-estar.

Assim, ao compreender a real situação do paciente, o médico poderá proceder da melhor forma possível.

Vantagens da decisão médica compartilhada

Praticar a tomada de decisão compartilhada traz vantagens para ambas as partes, fornecendo maior clareza da real condição do paciente ao médico, que, por sua vez, expõe todas as possibilidades de tratamentos com transparência ao paciente. Outras vantagens dessa prática são:

  • Ir muito além de apenas informar e decidir, sendo um processo sistemático, estruturado e totalmente centrado no paciente;
  • Modernidade e tecnologia em prol da habilidade médica, com o objetivo de garantir que todos os aspectos envolvidos no processo sejam incorporados;
  • Torna mais rica a troca de informações com pacientes , oferecendo aos  médicos informações que normalmente não têm pelas vias convencionais.
  • Como resultado final, maior adesão ao tratamento e uma boa experiência para todos envolvidos.

Novas Oportunidades

A transformação digital na saúde tem sido uma oportunidade para se exercitar a decisão compartilhada. Abre  novas perspectivas de comunicação e interação médico-paciente. Essas novas tecnologias estão sendo introduzidas na rotina de atenção ao paciente em todos os campos de atuação dos profissionais de saúde (consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais).

Nesse sentido, o profissional e o paciente se beneficiam mutuamente se puderem reunir as principais informações em um só lugar de forma personalizada, tendo acesso aos dados de saúde de qualquer lugar. 

Este processo tem se mostrado muito promissor na entrega de saúde e bem-estar, mesmo com as dificuldades e resistências de ambos as partes que têm sido observadas. Pois há uma mudança de comportamento envolvida e novos meios digitais têm surgido para lidar com esta questão.

Conheça a DM Health e veja como aplicar e otimizar a tomada de decisão compartilhada

A DM Health pode integrar o prontuário eletrônico e auxiliar médicos a aplicar e otimizar o processo de tomada de decisão compartilhada, o qual pode ser feito de forma totalmente virtual, com gestão de protocolos e comunicação humanizada, sempre visando o bem-estar e conforto do paciente.

Em outras palavras, a DM Health é uma plataforma que promove:

  • Análise completa feita de forma individualizada;
  • Chat Messenger para diálogo direto entre médico e paciente;
  • Comunicação humanizada desde a primeira consulta até a alta;
  • Facilidade de acesso a informações sensíveis da jornada do paciente;
  • Gestão no atendimento a distância;
  • Participação do paciente em todo o processo de tomada de decisão dos profissionais de saúde;
  • Protocolos em saúde;
  • Qualificação durante tomadas de decisão que levam a um tratamento mais eficiente e entrega de bem-estar;
  • Respeito às opiniões e anseios do cliente durante a jornada;
  • Telemedicina diferenciada e mais humanizada, que vai além do agendamento, provendo acompanhamento constante.

Entre em contato com a DM Health para gestão de protocolos e mais

A DM Health é um software médico que integraliza a comunicação entre médicos e pacientes. Acessando nosso site, é possível conhecer tudo sobre esse sistema de aproximação totalmente humanizada e que proporciona uma nova jornada de experiência para ambas as partes. 

Confira também: O ecossistema do médico para o acompanhamento eficaz da jornada do paciente.