Medicina e tecnologia, quando caminham lado a lado, são muito mais eficazes. Quando um médico consegue aliar a tecnologia ao seu trabalho, é muito possível conseguir diagnósticos mais rápidos, bem como ter um contato mais próximo com seus pacientes por meio de salas de conversação e videochamadas, por exemplo.

Outras diversas soluções tecnológicas são aplicadas no dia a dia de médicos em todo o mundo, desde a realização de exames por meio de equipamentos eletrônicos, até softwares médicos que ajudam o paciente em toda a sua jornada. 

Veja, neste post, o que você precisa saber sobre a ligação entre a Medicina e a tecnologia atualmente e os benefícios que ela proporciona. Acompanhe!

Como funciona a relação entre Medicina e tecnologia?

A relação da Medicina com a tecnologia é muito ampla e se desmembra em diversos aspectos muito vantajosos para a área da saúde. Em um primeiro momento, podemos pensar que a tecnologia por trás de celulares e computadores permite que uma pessoa pesquise sobre algum sintoma ou doença que possui e procure um médico.

Além disso, a tecnologia da internet também possibilita que possíveis pacientes encontrem um médico de sua preferência analisando aspectos como histórico, especialização, endereço, avaliações de outros pacientes, entre outras informações que ajudam na tomada da decisão de irem até determinado médico.

Outra grande inovação tecnológica são os aplicativos para dispositivos móveis, que facilitam o acesso do paciente a informações importantes, como horários de atendimento, prescrição médica, consultas médicas à distância, entre muitas outras questões que ajudam na obtenção de um tratamento médico adequado.

Benefícios entre Medicina e tecnologia

Os benefícios da junção da Medicina com a tecnologia são diversos, de modo que hoje podemos classificá-los em:

  • Rapidez de atendimento;
  • Atendimento mais próximo;
  • Comunicação humanizada;
  • Facilidade para encontrar profissionais adequados;
  • Aproximação do paciente com o tratamento; entre outros.

A importância da relação entre o médico e o paciente

A relação do médico com o paciente parte do começo da jornada do paciente, quando ele entende que pode ter algum problema de saúde e começa a pensar sobre uma possível consulta médica. Quando ele é bem tratado, mesmo que por meio da internet durante a leitura de um post, por exemplo, tem mais chances de ir até uma consulta e receber o tratamento adequado.

Outrossim, durante a consulta médica, é indispensável que o médico trate o paciente de maneira personalizada, com respeito e preocupação na solução da condição que o paciente apresenta. A consulta feita presencialmente ou mesmo por videochamada deve proporcionar uma empatia que pode se estender para além do atendimento.

Como a tecnologia contribui na relação médico-paciente? 

A tecnologia contribui de maneira muito abrangente para a relação dos médicos com seus pacientes, fazendo com que o atendimento fique mais próximo, sem que o paciente precise sair de casa algumas vezes. Um bom exemplo disso é a plataforma DM Health, que proporciona um atendimento humanizado, facilitando a comunicação do médico com seus pacientes desde a primeira consulta.

Além disso, a DM Health facilita o acesso do paciente a informações importantes sobre o seu problema médico e sobre a sua consulta, fazendo com que haja uma grande aproximação do paciente com o seu tratamento e do paciente com o médico.

Tudo isso, aliado à facilitação da tomada de decisões que o app da DM Health proporciona, faz com que o paciente tenha um tratamento mais eficiente e, consequentemente, uma vida mais saudável e com mais bem-estar.

Conte com a DM Health para aliar Medicina e tecnologia

A DM Health aproxima médicos e pacientes, proporcionando um atendimento muito mais humanizado para pacientes de todo o Brasil. A empresa conta com um software médico que faz com que Medicina e tecnologia andem juntas no tratamento eficaz de pacientes.

Confira também: Saúde mental digital