Em tempos de pandemia, muitas pessoas acabam optando ou tendo que optar pela modalidade de trabalho home office. Por mais segura e confortável que essa opção se apresente para as pessoas, é preciso considerar algumas questões importantes para que ela não se torne a causa da deterioração de suas saúdes mentais.

A saúde mental home office é um assunto abrangente e muito importante. Continue lendo este post e descubra como manter a produtividade do seu trabalho e, ao mesmo tempo, preservar a sua saúde mental enquanto trabalha em home office. Acompanhe!

Qual é a importância da saúde mental?

Ter uma boa saúde mental faz com que as pessoas tenham disposição e ânimo para enfrentar os desafios do dia a dia. É a saúde mental que faz com que consigamos trabalhar de maneira adequada, estar bem com a família e amigos, bem como praticar esportes e cultivar hábitos saudáveis.

Uma pessoa que não está com a saúde mental em dia pode ter diversos problemas na vida pessoal e profissional, assim como pode desenvolver doenças – como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras.

Por que a saúde mental no ambiente de trabalho é importante?

No trabalho, a saúde mental faz toda a diferença. Isso vale tanto para colaboradores em geral quanto para gestores de empresas. No caso dos colaboradores, uma boa saúde mental ajuda a cumprir as tarefas solicitadas e faz com que consigam ser produtivos, mesmo trabalhando em home office.

Já para o caso dos gestores que precisam tomar decisões importantes e liderar equipes, a saúde mental saudável faz com que eles não se deixem abater pelas pressões do dia a dia, e ainda possam ser líderes que representem bem seus funcionários.

Por que a saúde mental afeta diretamente a produtividade?

Quando uma pessoa está com a saúde mental comprometida, ela não tem ânimo e motivação para fazer as suas atividades. Isso implica em uma baixa de produtividade e pode, até mesmo, causar a demissão do funcionário. No caso dos gestores, a saúde mental em baixa pode fazer com que eles não cumpram as metas e acabem perdendo o rumo da empresa. 

Isso é muito válido quando falamos em home office, de modo que, em casa, gestores e colaboradores de empresas precisam lidar com questões domésticas em conjunto com as questões da empresa. Essa carga mental pode prejudicar a produtividade se a saúde mental dessas pessoas não estiver em dia.

Dicas de como aliar a produtividade com saúde mental durante o home office

Existem algumas dicas muito interessantes que podem ajudar a saúde mental home office. Veja quais são as principais:

  • Tenha um lugar específico em casa para trabalhar;
  • Faça algumas pausas programadas ao longo do dia;
  • Evite o barulho externo e peça a colaboração da família;
  • Respeite a duração da sua jornada de trabalho; 
  • Alimente-se bem e procure fazer algum exercício físico.

Conheça o trabalho realizado pela DM Health

A DM Health ajuda você a manter a saúde mental home office! A empresa atua como uma plataforma completa que centraliza a comunicação dos pacientes com profissionais da área da saúde extremamente qualificados. A ferramenta é totalmente tecnológica e fácil de usar, fazendo com que o atendimento seja democrático e humanizado.

Confira também: Software para consultório de psiquiatria