A cada dia, a saúde cresce na lista de prioridades das pessoas. Afinal, cuidar do bem-estar físico e mental é um método para prevenir diversas doenças e garantir uma melhor qualidade de vida. 

Por isso, podemos dizer que a jornada do paciente se complexificou nos últimos anos. Mesmo que a saúde não seja exatamente um produto, os passos que seu cliente toma antes de chegar ao consultório muito se assemelham com os de uma compra importante. 

No final das contas, você sabe exatamente como seus pacientes chegam até você? 

Neste artigo, falamos um pouco sobre o que é a jornada do paciente e como otimizar os processos para aprimorá-la. Continue acompanhando a leitura!

O que é jornada do paciente?

Jornada do paciente é um termo utilizado para designar todos os passos tomados pelo paciente desde a identificação de seus sintomas até o fim do tratamento. Esse termo é uma adaptação do marketing para a área da saúde. 

Entender profundamente o que leva um cliente a escolher o seu consultório é importante para que você possa aprimorar ainda mais os processos e oferecer uma experiência mais satisfatória.

Quais são os passos da jornada do paciente?

A jornada do paciente possui seis grandes momentos, todos igualmente importantes para a experiência do indivíduo. 

Entre eles, podemos destacar a: 

  • Conscientização: quando o paciente identifica os primeiros sintomas.
  • Consulta de avaliação: nessa fase, o paciente avaliará variáveis como o tempo de espera, a cordialidade da equipe e a efetividade das propostas de tratamento.
  • Realização de exames: suas indicações certamente terão peso na decisão do paciente por um laboratório; por isso, tenha certeza de que tem boas parcerias.
  • Início do tratamento: certifique-se de que suas explicações são claras e objetivas, aumentando a possibilidade de adesão. 
    • Mudança de hábitos: sem a mudança de hábitos, é possível que os sintomas retornem. Por isso, prepare um manual pós-atendimento para auxiliar o seu paciente e fornecer a melhor experiência de comunicação. 
  • Continuação do acompanhamento: a fidelização do cliente é importante e pode acontecer por meio da marcação de novas consultas ou pela indicação da sua clínica.

Como mapear a jornada do paciente?

Se você deseja entender quais são os caminhos que levaram o paciente ao seu consultório, precisa ter um entendimento profundo de como se dá a sua comunicação e quais são os principais canais de contato. 

Nesse caso, analise a performance de suas estratégias de aquisição, sejam elas por meio da mídia paga ou orgânica. Também verifique se os clientes costumam abrir os e-mails enviados e se mantenha em contato com eles mesmo após a consulta. 

3 dicas de como melhorar a jornada do paciente

Mesmo que você já esteja feliz com a quantidade de pacientes que atende, sempre é possível melhorar para que eles tenham uma experiência ainda mais satisfatória. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso: 

Mantenha sua agenda organizada para evitar atrasos

As consultas são, frequentemente, um dos primeiros contatos entre médico e paciente. Por isso, procure sempre manter seus registros atualizados para atender todos na hora marcada, evitando deixar uma má impressão. 

Ofereça um atendimento humanizado

Ir ao médico é um processo delicado para muita gente. Assim, ouvir com atenção e ser empático pode fazer toda a diferença. Além disso, oferecer uma boa comunicação médico-paciente pode aumentar as chances de adesão ao tratamento. 

Use um software de gestão médica

Além de tornar a experiência mais fluida e agradável para o paciente, um software de gestão pode otimizar o tempo de diagnóstico e aumentar as chances de sucesso de um tratamento. 

Contar como uma plataforma como a DM Health, por exemplo, vai mudar completamente a jornada do paciente em sua clínica, oferecendo uma experiência mais fluida e menos estressante. Você e seus pacientes certamente notarão a diferença. Visite o site da DM Health e entenda melhor como a plataforma funciona.

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