O termo “Patient Centricity” está em alta, mas muitos profissionais de saúde ainda não sabem o porquê. Acompanhe as principais informações sobre o assunto e veja como a tecnologia em saúde em hospitais, clínicas e consultórios pode ser uma aliada.

Os profissionais do setor de saúde estão cada vez mais atenciosos quanto à incorporação da experiência do paciente como fator fundamental para o desenvolvimento de produtos e soluções. Todos os fatores em torno desse pensamento culminam no conceito de Patient Centricity. 

O que é Patient Centricity?

Hoje em dia, o paciente – enquanto consumidor dos serviços de saúde – está cada vez mais exigente no sentido de ter acesso a informações, apoio e possibilidades para que se possa tomar decisões e receber todas as orientações acerca de tratamentos. A experiência do paciente, em Patient Centricity, engloba tudo isso e muito mais. Ou seja, o termo se refere a um conjunto de estratégias que objetiva entregar um serviço mais humanizado.

Como funciona a abordagem por trás de Patient Centricity?

A abordagem por trás de Patient Centricity acredita que há uma parceria entre o paciente e os profissionais de saúde que deve ser priorizada com o objetivo de manter decisões alinhadas com as necessidades e preferências do paciente.

Nesse sentido, paciente (e família) devem receber informações específicas, além de acompanhamento contínuo para tomar as melhores decisões de forma individualizada, sempre considerando as especificidades de cada caso.

Os profissionais de saúde, nesse contexto, devem manter os ouvidos atentos e um diálogo permanente com seus pacientes, sendo capazes de identificar pontos de valor na jornada e coletando dados importantes para o desenvolvimento de possíveis (e aperfeiçoadas) estratégias.

Os pilares do Patient Centricity

Para chegar ao cenário ideal de Patient Centricity, é preciso:

  • Participação dos pacientes (e suas famílias) durante toda a jornada de tratamento, fornecendo a eles abordagens que garantam tal envolvimento – o bem-estar deve ser o objetivo primordial;
  • Tornar os resultados visíveis ao paciente, evitando termos difíceis e complicações, sempre destacando a recuperação e os efeitos positivos do tratamento em longo prazo;
  • Aperfeiçoamento do processo de diagnóstico, utilizando tecnologias eficientes e fazendo o que for preciso para diminuir o tempo de espera;
  • Estimular a participação do paciente, visando ganhar a confiança e lealdade dele e de sua família, além de assegurar que o processo iniciado seja seguido até o fim;
  • Fornecer segurança, a fim de garantir que o tratamento seja de qualidade e confiável, proporcionando uma experiência do paciente cientificamente embasada.

patient centricity

A humanização por trás do Patient Centricity

Compreender e colocar em prática ações que forneçam um atendimento mais centrado no paciente (Patient Centricity) é um dos principais pontos para proporcionar uma experiência satisfatória.

Hoje, há pacientes extremamente insatisfeitos com a ausência de humanidade no atendimento médico, sem engajamento ou qualquer tipo de individualidade. Por meio do Patient Centricity, é possível entregar uma jornada mais completa.

Entregue uma jornada completa por meio do Patient Centricity

  • Atendimento feito com atenção, empatia e acolhimento;
  • Consideração pelo estado emocional do paciente e de sua família;
  • Escuta atenta e dedicada;
  • Respeito às particularidades e desejos de cada paciente;
  • Tratamento individualizado.

Tecnologia em saúde: saiba como aplicar com auxílio da DM Health

Aplicar estratégias do Patient Centricity é extremamente importante para tornar a experiência dos pacientes mais humanizada. Assim, a DM Health está sempre empenhada em entregar uma tecnologia médica que ajude profissionais de saúde a fornecer uma ferramenta que aproxime os médicos de seus pacientes.

A DM Health é uma plataforma que centraliza a comunicação com pacientes durante todo o processo de tratamento, desde a primeira consulta até depois da alta. Navegue pelo site para conhecer mais sobre essa solução revolucionária!

Leia também: Monitoramento de pacientes | Comunicação Humanizada | Software médico para consultórios | Medicina e tecnologia