Saiba quais são os 4 principais atributos para alcançar o potencial da saúde mental digital.

A saúde mental digital representa a revolução no atendimento médico e na valorização dos aspectos emocionais do paciente, garantindo a ele papel ativo nas tomadas de decisão e acompanhamento integral, mesmo após alta médica.

Veja quais são os 4 atributos que permitem alcançar o potencial da saúde mental digital e uma comunicação médico-paciente efetiva.

4 atributos para o potencial da saúde mental digital

1. Mude de aplicativos para um sistema operacional integrado (sistema de atendimento)

Migrar de ferramentas isoladas para plataformas multifuncionais integradas (os chamados ecossistemas digitais) influencia no caminho para alcançar o potencial da saúde mental digital.

A maior parte das ferramentas digitais voltadas à saúde mental oferece uma única função, de forma mais genérica, sendo que há uma demanda cada vez mais latente por sistemas integrados que abranjam caminhos completos de atendimento.

O principal desafio nesse atributo consiste em deixar de utilizar vários aplicativos e passar para sistemas integrados de atendimento digital, que incluem abordagens práticas para todas as etapas da jornada do paciente (incluindo a prevenção).

Nesse sentido, o principal objetivo dessa mudança de sistemas é fornecer assistência médica com suporte melhor e mais flexível, o que preza muito mais pela saúde mental dos pacientes do que aplicativos extremamente vagos.

2. Desenvolva ferramentas que sejam altamente eficazes 

Hoje, há tecnólogos, cientistas clínicos, além de comunidades online que ajudam no desenvolvimento de soluções que auxiliam na revolução da saúde mental digital. Aproveite as lições proferidas por esses pesquisadores para criar ferramentas de alto nível, eficácia e engajamento.

Aqui, é preciso prestar atenção na necessidade de realizar a integração entre todas as frentes citadas. Muitos profissionais atuam em caminhos paralelos, mas todos focam em inovação ou eficácia. A ideia é sempre unir ambas as características, resultando em ferramentas fundamentais para o potencial da saúde mental digital.

3. Abordar as desigualdades

As desigualdades estão cada vez mais em evidência, por isso, igualmente, há a demanda por encontrar formas de manter um alto nível de inovação em ambientes de poucos recursos, para que as novas ferramentas possam cumprir o potencial da saúde mental digital em locais de grande desigualdade.

A saúde mental digital faz parte de um movimento global, e em todo mundo ferramentas têm sido desenvolvidas para abarcar todas as regiões, indo além das grandes economias mundiais.

É claro que existem imensas disparidades em todo o setor, até porque a maior parte dos fundos de investimentos em pesquisas pertence aos países de alta renda (e os resultados acabam indo para comunidades elitizadas). A questão é delicada e muita gente que poderia se beneficiar com a saúde mental digital fica de fora.

Com o grande potencial de inovação que existe, é possível começar a vislumbrar formas de todos se beneficiarem.

4. Crie confiança nas ferramentas digitais

Proteger os usuários das ferramentas é fundamental para reduzir riscos. Com o grande potencial das tecnologias digitais para a saúde mental digital, é muito importante reconhecer quais são os possíveis danos que uma ferramenta online representa.

Há três principais questões que devem ser levadas a sério quando o assunto é garantir a confiança nas ferramentas digitais: ameaças à privacidade pessoal e segurança de dados; dependência de telas, prejudicando conexões saudáveis ​​do mundo real e saúde mental; engajamento online que pode ser prejudicial à saúde mental.

Fique atento aos atributos para o potencial da saúde mental digital com auxílio da DM Health

Os atributos para cumprir o potencial da saúde mental digital devem ser seguidos e aplicados com seriedade, e a DM Health é uma plataforma que integra o atendimento, acompanhamento e comunicação entre médicos e pacientes, garantindo a melhor jornada do paciente, que se estende ao período pós-alta.

A DM Health é uma plataforma humanizada que visa aproximar médicos de seus pacientes, sempre priorizando a saúde mental. Conheça tudo sobre o software médico que é a DM Health navegando pelo site!

Confira também: Relação médico-paciente