Todo paciente quer ser bem atendido, o que torna o bom atendimento um verdadeiro diferencial competitivo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou, em outubro de 2020, apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento ao consumidor realizado no país. É que além da qualidade do produto adquirido, eles esperam um bom relacionamento com a empresa. E na gestão da saúde não é diferente.

Para oferecer um atendimento cada vez melhor para o seu paciente é preciso levar em consideração todo o processo e não apenas o resultado final. Ou seja, não basta o médico prescrever o melhor tratamento. É preciso que os demais profissionais envolvidos nesse processo busquem a qualidade no atendimento. Pois quando alguém procura uma clínica, certamente vai precisar entrar em contato com diversas pessoas antes e depois de uma consulta ou realização de um exame.

Como se diferenciar

Para se diferenciar dos outros serviços de saúde, você precisa ter o melhor atendimento.

Quando os profissionais passam a ouvir seus pacientes é possível conquistar sua confiança. Com isso, você não vai só atrair mais clientes para o seu negócio, também vai fazer com que as pessoas sempre escolham sua clínica quando precisarem de cuidados médicos. E tem mais, vão recomendar os seus serviços para amigos e familiares.

Você também pode evitar problemas nas redes sociais. Hoje em dia, quase todas as empresas têm um perfil na internet. Com isso, estão expostas a comentários positivos e negativos. Quando você oferece um bom atendimento diminui as chances de que alguém reclame do seu negócio.

Dicas

Abaixo, listamos algumas dicas que podem lhe ajudar a oferecer excelência no atendimento:

Tenha dados e relatórios estratégicos

A base de um bom atendimento reside em conhecer bem seus pacientes.

Crie uma cultura de atendimento humanizado

Ninguém gosta de ser tratado com descaso, indiferença, ainda mais quando se trata de um paciente que carrega consigo uma fragilidade causada por sua enfermidade ou de um ente querido ou amigo. Por isso, crie uma cultura baseada na empatia.

Implemente tecnologias para gestão e atendimento

A tecnologia pode descomplicar o relacionamento com o seu paciente. Opções não faltam e podem ser aplicadas em cada etapa da empresa. No mercado há diversos sistemas de confirmação de consultas, agenda online, prontuário eletrônico, acesso remoto aos exames e atendimentos integrados

Conte com uma equipe bem treinada

Ter uma equipe bem treinada é essencial, pois evita problemas como a falta de paciência, agendamento duplo, má conduta no atendimento, falhas na comunicação e outros.