Entenda por que a comunicação médico-paciente é tão importante no pré e pós-operatório e veja como a DM Health pode auxiliar na jornada do paciente.

A comunicação médico-paciente é de extrema importância em todas as fases de um tratamento, seja pré ou pós-operatório.

Entenda o porquê dessa ação influenciar tanto na jornada do paciente e aproveite para conferir algumas informações sobre pré e pós operatório.

O que é pré-operatório?

O pré-operatório representa o momento em que médico e paciente se preparam para um procedimento cirúrgico e precisam combinar todas as medidas que serão tomadas para que a cirurgia ocorra da melhor forma possível.

Qual o principal objetivo do pré-operatório?

No pré-operatório, o principal objetivo dos profissionais de saúde é garantir que o paciente seja devidamente preparado para a cirurgia, conferindo a segurança do procedimento e o bem-estar do paciente.

Nesse sentido, a comunicação é de extrema importância, principalmente durante a realização dos exames que deverão averiguar o estado do paciente, se ele está pronto para a cirurgia e se há alguma contraindicação envolvendo a anestesia, por exemplo.

O que é pós-operatório?

O pós-operatório, por sua vez, diz respeito ao período de recuperação do paciente a partir do término da cirurgia. Trata-se de um momento que pode ser mais ou menos delicado, a depender da seriedade do caso, e a equipe médica precisa manter contato frequente para garantir o alívio de desconfortos, a manutenção das funções vitais da pessoa, assim como a prevenção de complicações.

Qual o principal objetivo do pós-operatório?

O pós-operatório tem vários objetivos, e isso porque se trata de um momento crucial para a recuperação, saúde e futuro do paciente. Nesse sentido, é possível listar algumas ações a serem realizadas:

  • Alinhar as expectativas do paciente;
  • Identificar um possível problema;
  • Orientar quanto aos hábitos que o paciente pode adotar para facilitar a adaptação nessa fase;
  • Individualizar a comunicação médico-paciente de forma a considerar especificidades de cada caso;
  • Fornecer informações que influenciem na tomada de decisões para os próximos passos;
  • Avaliar a evolução do paciente e sua tendência de recuperação;
  • Tirar dúvidas quanto ao atendimento, garantindo a melhor jornada do cliente possível;
  • Reforçar informações consideradas relevantes;
  • Auxiliar na redução do nível de ansiedade do paciente.

Qual a importância da comunicação médico-paciente durante o período do pré e pós-operatório?

É fundamental que a equipe médica considere a comunicação médico-paciente uma prioridade na jornada do paciente, uma vez que apenas pela comunicação efetiva é que se pode criar uma relação de confiança e auxílio mútuo entre as partes.

Ter uma comunicação clara e eficiente é uma habilidade que médicos precisam desenvolver e aperfeiçoar, o que pode ser auxiliado, inclusive, por ferramentas que centralizam o diálogo, de forma que a qualquer momento o médico pode avaliar se os cuidados estão sendo levados a sério, da mesma maneira que o paciente tem abertura para entrar em contato com seu médico e tirar dúvidas pertinentes.

Ou seja, um paciente que esteja no pré ou pós-operatório necessita de atendimento diferenciado, que deixe evidente o quanto suas demandas estão sendo atendidas na medida do possível e que preze por mantê-lo consciente das ocorrências oriundas de cada etapa do processo, desde o preparo do ambiente e do próprio paciente para o procedimento até o momento da alta hospitalar.

Comunicação médico-paciente se torna ainda mais eficaz com as ferramentas da DM Health

Hoje, pacientes e seus familiares esperam que a comunicação médico-paciente seja recorrente, eficaz e individualizada. Por isso, os profissionais devem ser responsáveis e utilizar todos os meios possíveis para garantir a diminuição de dúvidas e angústias durante o pré ou pós-operatório.

A DM Health é uma plataforma que sabe disso e desenvolveu um software de centralização da comunicação médico-paciente, fornecendo meios para que a jornada do paciente seja acompanhada de perto pelo médico, desde a primeira consulta até a alta, passando pelo pré e pós-operatório.

Navegue pelo site e conheça todas as possibilidades e vantagens da plataforma DM Health.