O atendimento humanizado é de extrema importância à saúde. Saiba o porquê e como fazer um atendimento humanizado na prática com auxílio de plataforma profissional.

O setor de saúde está sempre passando por mudanças em decorrência do surgimento de novas tecnologias. Novas ferramentas, exames, medicamentos e instrumentos são aperfeiçoados constantemente.

Em paralelo, a comunicação e os vínculos humanos foram deixados de lado por muito tempo. Agora, a ciência vê o quão importante é investir no atendimento humanizado para garantir não apenas a satisfação do paciente, mas também uma experiência de maior envolvimento do indivíduo em todos os processos do tratamento.

Confira mais sobre o que significa atendimento humanizado e sua importância para a saúde a seguir.

O que é atendimento humanizado na saúde?

O atendimento humanizado visa compreender, com escuta atenciosa, todas as queixas, receios e necessidades do paciente, sempre com respeito e empatia.

O conceito de atendimento humanizado na saúde está sendo cada vez mais buscado nas organizações como clínicas, hospitais, laboratórios e centros médicos.

Além disso, é possível afirmar que o atendimento humanizado é mais ético, ao mesmo tempo em que oferece o mesmo nível de profissionalismo ao cliente. Nesse sentido, o melhor atendimento é aquele construído de forma segura, respeitosa e acolhedora para com o paciente.

A importância do atendimento humanizado

Os vínculos criados entre pacientes e profissionais de saúde é fundamental para o sucesso de um tratamento, uma vez que o paciente, quando acolhido e sentido como parte do processo, tende a levar as orientações mais a sério.

Por isso, o processo de atendimento humanizado na saúde é muito importante para garantir que, desde a primeira consulta até a alta, o paciente possa tirar todas as dúvidas e opinar sobre as melhores decisões a serem tomadas.

O paciente sempre busca, além de uma solução para seu problema de saúde, conforto e alívio pessoal, esperando ser ouvido e levado a sério pelos profissionais.

Dessa forma, é preciso levar em consideração tais demandas e atender os pacientes com mais empatia e atenção.

Como fazer um atendimento humanizado na área da saúde?

O atendimento humanizado na saúde depende da empatia dos profissionais e colaboradores de hospitais, clínicas e centros médicos diante do paciente. Na empatia, está inclusa a capacidade de escuta participativa do indivíduo, sempre se colocando no lugar do outro.

Ou seja, cabe ao profissional compreender o que o outro está sentindo e respeitar sua realidade. Em um ambiente que envolve lidar com outros seres humanos, é preciso trabalhar com empatia para prezar pela saúde emocional e não criar atritos durante o tratamento.

Por meio do atendimento humanizado, é possível estabelecer um completo estado de bem-estar físico, emocional e mental, para além dos cuidados com condições físicas adversas e enfermidades.

O atendimento humanizado na saúde envolve:

  • Comunicação eficiente entre médico e paciente, viabilizando a troca de informações;
  • Confiança, apoio e empatia;
  • Cuidado realizado com escuta, atenção e acolhimento por parte dos profissionais;
  • Escuta participativa e diferenciada, levando em considerações anseios e questões humanas;
  • Ética profissional;
  • Infraestrutura adequada;
  • Respeito à intimidade e às diferenças;
  • Tratamento individualizado.

Para aplicar o atendimento humanizado, hospitais, laboratórios, clínicas e centros médicos podem contar com plataforma profissional para questões de saúde mental, como a DM Health, que promove comunicação humanizada entre médicos e pacientes.

Atendimento humanizado deve ser priorizado por hospitais e centros médicos

Ao saber o que é atendimento humanizado na saúde, fica visível o quão importante é o conceito e a necessidade de incorporá-lo na dinâmica entre médicos e pacientes.

Tendo isso em vista, a DM Health surgiu para ser uma plataforma integrada, por meio da qual médicos e pacientes podem estabelecer uma relação de confiança, com diálogo, troca de informações, agenda de reuniões, vídeos e áudios que podem ser acessados de qualquer lugar e em tempo real.

Conheça mais sobre a DM Health ao navegar pelo site.

Leia também: Prontuário Eletrônico | Gestão de protocolos