A saúde, como um todo, está sempre em constante evolução e mudança. Felizmente, a tecnologia ajuda nesse processo de melhora e faz, cada dia mais, parte do cotidiano de milhões de pacientes em todo o mundo.

Com o advento da transformação digital, fenômeno que fez com que a saúde ficasse ainda mais próxima da tecnologia, a Medicina se tornou um elo entre os procedimentos realizados e os pacientes, de modo que no meio disso está a inteligência artificial, o armazenamento em big data, entre muitas outras implementações.

Veja, neste post, o que é a Saúde 5.0 e como ela impacta positivamente a jornada do paciente em todo o globo. Acompanhe!

O que é Saúde 5.0?

Saúde 5.0 é a evolução do conceito de Saúde 4.0. Enquanto a segunda se preocupa em trazer a tecnologia para mais próximo da realidade dos hospitais, clínicas, médicos e pacientes, a primeira permite que esse seja um processo mais contestador e dinâmico entre o paciente e os meios tecnológicos a que ele tem acesso.

A Saúde 5.0 traz muito mais do que inteligência artificial associada a procedimentos realizados pelos profissionais da saúde, apresenta também aos pacientes uma nova realidade em que eles ficam ainda mais próximos do protagonismo de seus cuidados de saúde. Se estende também aos equipamentos utilizados na saúde como enfermeiras robôs e no campo da internet das coisas médicas (comunicação entre os equipamentos de assistência à saúde). A comunicação 5G tem um papel fundamental  na sua base com sua grande área de alcance trazendo mais confiabilidade aos dados, eficiência dos equipamentos e otimizando os recursos.

Qual é a diferença entre Saúde 4.0 e 5.0?

A grande diferença entre Saúde 4.0 e Saúde 5.0 é a abrangência. Na saúde 4.0, a transformação digital que trazia a tecnologia de processos para a Medicina era voltada à inteligência artificial, big data, machine learning, entre outros. Tudo isso foi apresentado à Medicina durante o período compreendido de Saúde 4.0.

Agora, durante a Saúde 5.0, a abrangência das inovações tecnológicas fica ainda mais próxima dos pacientes, que poderão utilizar soluções digitais e eletrônicas para saber mais sobre seus diagnósticos, tratamentos, medicamentos, intervenções cirúrgicas e mais. Isso deixa os atendimentos médicos mais democráticos e permite que os pacientes tenham mais autonomia.

Como a jornada do paciente é impactada pela Saúde 5.0?

A jornada do paciente é composta por 4 momentos muito importantes. São eles:

  • prevenção;
  • diagnóstico;
  • tratamento;
  • e cuidados em casa.

Tendo esses momentos como base, podemos identificar os impactos da Saúde 5.0 ao longo dessa jornada. Em um primeiro momento, podemos citar os impactos na prevenção de doenças. A Saúde 5.0, representada pela tecnologia, permite que as pessoas fiquem muito mais informadas e atentas a exames preventivos, cuidados de saúde, entre outros.

Em relação ao diagnóstico, os pacientes que estão apresentando alguns sintomas e ainda não foram diagnosticados podem receber informações valiosas sobre o que estão sentindo, como proceder em determinados momentos e quando é preciso procurar ajuda médica, por exemplo.

Em relação às fases de tratamento e cuidados em casa, é possível utilizar a tecnologia para saber mais sobre as doenças, os tipos de tratamentos disponíveis, o que está sendo feito para amenizar e curar os problemas de saúde dos pacientes, entre outros.

Quais são os benefícios da Saúde 5.0?

A Saúde 5.0 conta com 3 benefícios que são as bases para o entendimento e adoção desse conceito. São eles: a segurança, a qualidade e a agilidade. 

Em relação à segurança, a tecnologia ajuda os pacientes a não tomarem decisões erradas na hora de cumprirem o tratamento recomendado pelos médicos, bem como permite que algumas questões sejam melhor alinhadas, como a escolha entre ir ao pronto-socorro, chamar uma ambulância ou marcar uma consulta.

No aspecto da qualidade, ela fica muito melhor quando temos a tecnologia a nosso dispor. Exames feitos com mais precisão, equipamentos que ajudam a aumentar as chances de pacientes em leitos de UTI e cirurgias são alguns exemplos. 

Por fim, podemos citar o benefício da agilidade dos atendimentos, que, por meio da Saúde 5.0, são muito mais rápidos e eficientes, tendo em vista que a tecnologia ajuda a acelerar diagnósticos e tratamentos de emergência.

Conheça o trabalho da DM Health

A DM Health é uma plataforma totalmente humanizada que centraliza a comunicação entre pacientes e profissionais da saúde durante toda a jornada do paciente. A ferramenta é altamente tecnológica, facilitando o relacionamento e valorizando a tomada de decisão. Entre no site da DM Health e saiba mais sobre os serviços oferecidos pela empresa!