Saiba como os profissionais de saúde estão auxiliando pacientes durante a pandemia e de que maneira a otimização da comunicação com software médico já é uma realidade.

Os profissionais de saúde estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus e, por meio de software médico, podem prover todas as informações e orientações aos pacientes.

Veja como médicos estão lidando com o momento e como otimizar a comunicação
com pacientes nessa situação.

Por que a comunicação com pacientes é fundamental durante a pandemia?

Pandemias podem ser inevitáveis, e uma das melhores formas de lidar é por meio
da comunicação. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o diálogo entre população e profissionais de saúde é tão essencial quanto o trabalho do epidemiologista e das análises laboratoriais.

Comunicar-se da maneira correta é vital e representa um dos pilares que podem
tirar o país de uma crise de saúde. É a comunicação que faz a ponte entre instituições sanitárias, profissionais de saúde e população.

Para ter certeza de que as informações estão sendo disseminadas da melhor forma possível, é preciso que haja estruturação da parte dos serviços de saúde, que podem fazer uso de software médico, com prontuário eletrônico, fortalecendo os canais de comunicação com pacientes de forma mais eficiente e proativa, combatendo gargalos diversos, tais como o risco de ter informações distorcidas veiculando.

5 diretrizes da OMS para estabelecer boa comunicação com a população

A OMS recomendou algumas diretrizes de boa comunicação com a comunidade durante a pandemia. São elas:

  • Anunciar imediatamente: por meio de anúncios oficiais é que se estabelece relação de confiança com os pacientes. Ser direto e franco na mensagem faz da comunicação um canal realmente ativo durante a pandemia;
  • Mostrar confiança: o principal objetivo da comunicação é o compartilhamento de informações de forma a estabelecer uma relação de confiança entre entidades de saúde e a comunidade;
  • Analisar o público: ter compreensão sobre o perfil do público garante uma comunicação mais eficiente;
  • Planejar a comunicação: o canal de comunicação deve ser bem estruturado, evitando transtornos e problemas graves durante as ações de enfrentamento da pandemia;
  • Ser transparente com o público: a transparência faz com que o público aceite as orientações com maior confiança em relação ao que está sendo dito.

Como deve ser a comunicação com pacientes e familiares

A comunicação entre o profissional de saúde e a população, seja paciente, seja familiar, é um dos pontos mais importantes e pilar do combate à pandemia do novo coronavírus, estabelecendo uma relação de confiança, de análise de caso e de orientações para tomadas de decisão envolvendo o diagnóstico e o tratamento.

O canal de comunicação entre profissionais e população precisa, necessariamente, ser bem desenvolvido, assim como um prontuário eletrônico do paciente. Passando por um processo de estruturação, estudo das possibilidades, adoção de software médico de preferência e prontuário eletrônico para facilitar a dinâmica de médicos e enfermeiros.

Além disso, algumas recomendações para manter uma boa comunicação com pacientes e profissionais:

  • Falar sobre o diagnóstico com honestidade, deixando claro o que ele representa, quais as possibilidades de tratamento e atual cenário da doença;
  • Ser imediato em relação ao protocolo que será adotado;
  • Utilizar linguagem objetiva, simples e que possa ser compreendida por quem não conhece termos técnicos;
  • Deixar claro quando for preciso fazer a internação do paciente;
  • Reservar um determinado período para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos.

Profissionais de saúde podem otimizar comunicação por meio de software médico

A DM Health é um software médico desenvolvido para ser uma plataforma de comunicação simples e direta entre profissionais de saúde e pacientes podendo fazer parte do prontuário eletrônico.

De forma integrada, pela DM Health, médicos e pacientes podem estabelecer um diálogo, trocar informações e facilitar o processo de tomada de decisões de forma totalmente eletrônica, por mensagem, vídeos e áudios que podem ser acessados a qualquer momento e em tempo real

Conheça mais sobre a DM Health  ao navegar pelo site.

Confira também: Experiência do paciente