A busca por um atendimento mais empático e acolhedor está cada vez mais presente na nossa sociedade. Seja em clínicas, hospitais particulares ou em hospitais públicos, estamos sempre em busca de um bom atendimento. A personalização do atendimento contribui para isso, mas o que mais as pessoas precisam para terem um bem-estar nessa área é o atendimento humanizado. Veja, a seguir, mais sobre isso!

O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é aquele que acolhe o paciente e faz com que as suas necessidades venham em primeiro lugar. No atendimento humanizado, o profissional tem empatia e se coloca no lugar do paciente, entendendo suas preocupações e fazendo com que todo o processo de diagnóstico e tratamento sejam feitos da maneira mais confortável possível.

O que deve ser oferecido no atendimento humanizado?

Para que uma instituição médica possa afirmar que oferece o atendimento humanizado, é preciso que algumas características básicas sejam observadas. Entre elas, estão o vínculo de afeto entre o profissional e o paciente, a comunicação da equipe, o respeito pelos pacientes, o suporte psicológico, atendimento personalizado, abordagem multidisciplinar, entre outros.

Qual é a importância do atendimento humanizado?

O atendimento humanizado tem grande importância em diversos momentos do trato do médico para com o paciente. Quando um diagnóstico é realizado, o paciente pode ficar desestabilizado, com medo, apreensivo e abalado emocionalmente de muitas maneiras. 

É nesse momento que o atendimento humanizado faz toda a diferença na vida dele, pois, com um trato empático e sensível, o médico e demais profissionais da saúde podem ajudar o paciente a durante o tratamento de maneira mais tranquila e segura.

A memória afetiva dos pacientes que passam por um atendimento humanizado também é mais fortalecida. Isso acontece por meio do cuidado personalizado que os profissionais possuem, o que faz com que o paciente tenha mais chances de uma boa evolução e a angústia diminua.

Por fim, o atendimento humanizado quase sempre é sinônimo de colaboradores felizes. Em clínicas e hospitais onde acontece esse tipo de acolhimento, normalmente os profissionais são mais plenos e felizes no trabalho pois sabem como fazem a diferença na vida de seus pacientes.

Como implementar o atendimento humanizado?

Para implementar um atendimento mais humanizado, é preciso que os profissionais sejam capacitados para isso. Fazer um treinamento com os colaboradores, oferecer palestras e workshop, bem como indicar recomendações, faz com que o processo de adaptação seja muito mais tranquilo e proveitoso para todas as partes envolvidas.

O diálogo claro com a equipe também ajuda na concretização do atendimento humanizado. É preciso ser claro sobre o que se espera do profissional, para que ele possa entregar isso à instituição. Por fim, a busca pela melhora e pela evolução da humanização do atendimento é o que faz com que a prática seja implementada da melhor forma possível, dia após dia.

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A DM Health é uma plataforma completa e centraliza a comunicação de pacientes com profissionais da área médica. A empresa atua desde a primeira consulta até o momento da alta do paciente, por meio de uma ferramenta tecnológica e humanizada. Assim, a DM Health contribui para a melhora da jornada do paciente e para um atendimento humanizado.

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