O desenvolvimento da tecnologia fica mais acelerado a cada ano, e isso não é novidade para ninguém. Especialistas apontam que, atualmente, estamos passando pela quarta Revolução Industrial – apelidada de Indústria 4.0 –, e sua principal premissa é o protagonismo da tecnologia.

A saúde sempre foi uma área que se beneficiou dos avanços tecnológicos e, desta vez, não poderia ser diferente. O conceito de Saúde 4.0 engloba todas essas mudanças, a fim de otimizar a experiência do paciente e o trabalho dos profissionais de saúde.

Se você quer saber mais sobre a Saúde 4.0 e como ela está mudando a comunicação médico-paciente, acompanhe este artigo especial que preparamos sobre o assunto. 

O que é Saúde 4.0?

O termo Saúde 4.0 foi criado para designar todas as mudanças causadas pelo avanço tecnológico nos últimos anos. Automatização, armazenamento em nuvem e tecnologias de transmissão são apenas algumas dessas novidades. 

Nessa fase do desenvolvimento, a saúde também é marcada por um aspecto mais colaborativo, seja entre médicos ou entre médicos e pacientes. 

O uso da tecnologia ajuda profissionais da saúde a oferecerem diagnósticos mais precisos, por exemplo. Além disso, a barreira entre médicos e pacientes é consideravelmente diminuída, deixando-os mais abertos a procurar um tratamento e segui-lo com disciplina. 

Quais são os maiores impactos da Saúde 4.0?

A tecnologia dá a profissionais de saúde recursos valiosos para melhorarem não só o seu desempenho, mas também a relação com seus pacientes. Com a Saúde 4.0, doenças podem ser prevenidas de forma mais eficiente, com diagnósticos mais precisos e rápidos. 

Outra grande característica da aplicação tecnológica em processos de saúde é a integração. Bases de dados e sistemas integrados tornam mais fácil a visualização de informações sobre pacientes, por exemplo, melhorando a jornada do paciente.

Como as mudanças digitais podem impactar na jornada do paciente?

Cada vez mais, médicos percebem a importância de se oferecer uma experiência satisfatória para seus pacientes, afinal, eles também são seus clientes. A boa notícia é que a tecnologia também pode ajudar com isso. 

Entre os benefícios mais importantes da tecnologia na área da saúde, podemos destacar os seguintes: 

  • Redução de custos operacionais: a tecnologia também ajuda a baratear o custo de armazenamento de informações, por exemplo. Dessa maneira, seu banco de dados sobre pacientes será maior, sem aumentar os seus custos.
  • Maior poder de prevenção: profissionais da saúde sabem como ninguém o quanto prevenir é melhor do que remediar. E com a tecnologia, mais do que nunca, isso é uma realidade. Ferramentas de diagnóstico estão cada vez melhores, ajudando médicos a entenderem melhor seus pacientes e a fornecer tratamentos mais adequados e que apresentam mais chances de sucesso.
  • Otimização da comunicação médico-paciente: recursos como a telemedicina ajudam a diminuir a barreira entre médicos e pacientes, proporcionando uma comunicação mais direta e franca.

Por que ter uma plataforma que contribui para a jornada do paciente? 

Contar com um software médico, como a DM Health, ajuda profissionais da saúde a humanizarem seu atendimento, melhorando a experiência do paciente desde a primeira até a última consulta.

Profissionais da saúde também terão formas mais eficientes de consultar informações sensíveis sobre o paciente, melhorando procedimentos de anamnese e tendo acesso a insights valiosos para tomada de decisão.

Se você está preparado para deixar a tecnologia trabalhar ao seu favor, visite o site da Dm Health, uma das principais plataformas de software médico e prontuário eletrônico do Brasil. 

Entre em contato por meio do formulário em nosso site, nossa equipe terá prazer em atendê-lo!